Posso baptizar em qualquer paróquia?

Pode mas não se aconselha! O lugar natural do Baptismo é o local onde se reside e onde se prevê passar os próximos anos. Os cristãos devem ser os primeiros a construir um mundo justo e pacífico a partir do local seu local de residência.
Mas por razões importantes e justamente conversadas com o pároco, é possível pedir uma transferência de Baptismo para outra paróquia.
Importa também combinar com o pároco da paróquia onde pretende baptizar a criança não só a hora mas outros compromissos que variam conforma a realidade de cada comunidade paroquial.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Posso baptizar em qualquer paróquia?

  1. A minha filha vai receber 3 sacramentos este ano porque está preparada, tem 9 anos e está no 3º ano da catequese em miraflores, tendo sido a sua catequista que a propôs a estes sacramentos.
    A Pilar de 9 anos é fruto de união católica e ambos somos baptizados. A madrinha é baptizada, casada católicamente, e tem dois filhos baptizados. É praticante.
    Não é crismada.
    Não foi aceite quando do encontro de pais e padrinhos, dia 16 e fevereiro na igreja do cristo rei em algés.
    Como posso resolver esta questão sem precindir desta madrinha?

    • Bom dia Maria,
      peço desculpa pelo atraso da resposta!
      O problema da escolha dos padrinhos implica a coerência sacramental!
      São 7 os Sacramentos e 3 são de iniciação. Ora é o mesmo Espírito Santo que está presente nos 7 Sacramentos logo todos têm a mesma importância central na “economia” da Graça.
      Ora não faz sentido que quem ainda não completou a sua maturação na fé se responsabilize diante da Igreja pela maturidade da fé de outra pessoa.
      Atenção que, neste processo, não se está a avaliar o grau de moralidade da pessoa em questão, neste caso, a candidata a madrinha, mas sim do seu percurso de Fé na relação com a comunidade cristã. Ora essa está ainda incompleta e precisa de ser terminada.
      Como ser resolvida?
      Em termos de agenda parece-me impossível pois a Pilar será baptizada na noite de Páscoa ou no dia, pelo que não estou a ver a madrinha a completar tipo “canhão” a formação para o Crisma de Adultos…
      O melhor será separar as situações pois suponho que a escolha da madrinha tenha um caracter muito afectivo, e por isso emocionalmente forte.
      Assim:
      -Saber se a Madrinha quer mesmo ser crismada, independentemente da situação actual ( os sacramentos necessitam da liberdade humana sem qualquer coacção)
      -Pedir à comunidade paroquial uma madrinha ou um padrinho canónico, que possa formalizar o compromisso do acompanhamento para a maturidade espiritual – habitualmente o catequista – que assinará a acta do baptismo
      -Assumir em ambiente familiar o amadrinhamento afectivo, esperando o tempo em que se possa então confirmar a espiritualização desse vínculo com o Sacramento da MAdrinha

  2. Bom dia,
    Pertenço à Paróquia de Linda-a-Velha e gostaria de baptizar a minha filha na Capela da Quinta Casal de Paulos (em Monsanto). É possível? O que devo fazer?
    Obrigada.

    • Bom dia Joana,
      Os meus parabéns por ter tomado tão bela decisão em baptizar a sua filha.
      Os católicos têm o costume de baptizar os seus filhos nos seus lugares de residência, no caso Linda a Velha. Este hábito tem a haver com a naturalidade de o espaço de residência ser o espaço de encontro com o resto da comunidade.
      Por razões excepcionais pode ser pedido à paróquia a transferência de lugar de baptismo, para outra paróquia que, por tradição familiar ou por parte grande da família e dos amigos aí residir, ajudar a congregar. Para isso há o acto de pedir à diocese autorização de transferência de Baptismo – é algo fácil, basta passar por cá.
      No entanto, não se baptiza em capelas particulares – suponho ser essa capela o caso – a não ser que esteja na posse de famíla próxima e ter autorização da diocese para o fazer.
      Investigue, por favor as condições canónicas dessa capela e saiba se a paróquia próxima a costuma usar para o Sacramento do Baptismo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s