Infoinclusão

logo 0

Ao iniciarmos em Janeiro de 2007 o Projecto INFOINCLUSÃO, tivemos como objectivos principais incentivar, principalmente,  as pessoas seniores da Paróquia, a dar os primeiros passos nas Tecnologias de Informação, tentando proporcionar a sua inserção na Sociedade de Informação, em que inequivocamente vivemos.
Acompanhando a evolução desta mesma Sociedade, que progride a uma velocidade tal, que podemos dizer que é uma Sociedade em constante aceleração.

Lembremo-nos dos nossos pequenos gestos diários:  Hoje podemos ver em todos os nossos aparelhos ( S.I., tablets, telemóveis, phablets, etc. ) o que há 6 anos era apenas acessível nos nossos sistemas de informação.

Por isso, tentamos dar a conhecer as últimas tecnologias disponíveis, a expansão da Internet, que hoje deixou de ter a apenas a função de nos dar acesso  e fornecer serviços, tais como, email, redes sociais, mas que começa a ser verdadeiramente uma autoestrada da Informação, que se resolveu chamar Internet das Coisas (IoT), em que através da  estrutura da rede, sempre em evolução, nos vai permitir ligar-nos aos mais diversos aparelhos em que possamos pensar, isto é, virtualmente a tudo.

 Por outro lado tentamos desmitificar tecnologias tais como o GPS, etc., para que se sintam cada vez mais actualizados e capazes de perceberem o que se passa à nossa volta.

Tudo isto começou há 8 anos, começando quase do zero, com o apoio inequívoco, primeiro do Sr. Cónego Tito, depois do Sr. Padre José Luís Costa, e agora do Sr. Pe. Diamantino Faustino, actual prior da Paróquia, que aos poucos nos foram dando as condições para construirmos uma plataforma, que nos permite poder tentar ensinar todas as tecnologias envolvidas, desde a Introdução aos Sistemas de Informação,  os Sistemas Operativos, Internet, Acesso a Correio Electrónico, Office 2013/365, Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter,  etc ), Sistemas de Redes e Comunicações, Interligação de Sistemas, etc.

Para tal, neste ano de 2015,  começamos a alterar aos poucos os conteúdos dos diferentes cursos, pois a tecnologia, constituindo um desafio permanente, não pára.

A fim de melhor, apoiar os nossos alunos tornámos os cursos modulares, com 6/7 módulos independentes. Também para endereçarmos todas as necessidades actuais dos potenciais alunos, organizamos dois tipos de curso, um, para os alunos que começam do principio, ou quase e que querem evoluir para poderem participar numa conversa, em que forçosamente os temas dos e-mails, home banking, outros igualmente actuais são abordados.

O outro tipo de curso, que será abordado a pedido, e se existirem datas disponíveis abordará temas mais ligados à gestão, “coaching”, e estudos comportamentais.

Os cursos, ditos normais, vão começar no próximo dia 13OUT15, e as inscrições já estão abertas, no Cartório Paroquial, às terças e quartas-feiras das 14:30H às 18:30H.

Também no Cartório Paroquial poderão esclarecer todas as dúvidas que tiverem e receber aconselhamento sobre o tipo de curso que mais lhes poderão interessar.

Carlos M. de Figueiredo