Equipas de Nossa Senhora

“As Equipas de Nossa Senhora têm por objectivo essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade. Nem mais, nem menos” (Pe. Henri Caffarel)

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objectivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida.

São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.

Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua protecção. Não há melhor guia para ajudar a chegar até Deus do que aquela «que ocupa o primeiro lugar entre os humildes e os pobres do Senhor que esperam e recebem a Sua salvação com confiança» (Lumen Gentium {L.G.} 55).

As Equipas de Nossa Senhora oferecem meios concretos para ajudar os casais a alimentar o amor conjugal e a prosseguir no seu caminho de conversão. Os casais, conscientes das suas próprias fraquezas e das dificuldades que encontram, decidem formar equipa e constituir uma comunidade de fé para percorrerem juntos um caminho de conversão, apoiando-se uns nos outros. Na reunião de equipa aprofundamos o conhecimento mútuo, rezamos juntos, lemos a palavra de Deus, reflectimos e celebramos as alegrias da nossa caminhada em conjunto.

As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.

Crescer no amor ao outro, aos filhos e aos outros e crescer no amor de Deus é um projecto para toda a vida.

Este caminho é mais fácil se o fizermos com outros. Por isso formamos uma equipa e assumimos as propostas concretas que o Movimento nos faz:

  • Escutar a palavra de Deus;
  • Praticar a oração pessoal, conjugal e familiar;
  • Dialogar em casal;
  • Ter proposta de conversão;
  • Ter propósitos de aprofundamento espiritual.

Actualmente o movimento das Equipas de Nossa Senhora conta com 58.140 casais em 11.327 equipas, espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

A Supra Região Portugal é a terceira maior Supra-Região do Movimento, contando com mais de 14.000 membros e cerca de 1.200 equipas

A paróquia de Linda-a-Velha, actualmente com 4 equipas activas, está integrada no Sector OeirasB, que conta igualmente com as paróquias de Algés e de Queijas.

Se quiserem aprofundar o vosso Sacramento do Matrimonio e integrar uma equipa, podem contactar casal responsável deste sector:

Sandra e Rui Ramos

Telefone: 924450783/919850659

E-mail : soeirasb@ens.pt