Catequese Familiar

Pediu-nos o nosso Prior umas palavras sobre a Catequese Familiar. Ora aqui está um assunto que é muito mais fácil explicar ( e entender ) na prática do que em texto, ainda assim tentemos…

  1.   DEFINIÇÃO

Segundo a definição oficial (constante do Guia do animador familiar da Fundação do Secretariado Nacional da Educação Cristã) a Catequese Familiar é um modelo de educação para a fé que integra plenamente o sentido de conversão missionária da catequese.

Pois é isso um modelo, uma forma de catequese diferente daquela que agora conhecemos. Grande diferença: são os pais que irão transmitir aos filhos a Catequese! São eles que em casa vão conversar, trabalhar com os filhos os temas propostos e ensinar em todos os momentos, todas as circunstâncias do dia-a-dia os conhecimentos que devam ser transmitidos.

Mas não estão sozinhos, nem desacompanhados nesta missão (que é uma verdadeira aventura) de educar na fé e para a fé.

     2. MÉTODO

Para cada ano é criado um grupo de pais que se reúne da Paróquia de 15 em 15 dias, grupo este acompanhado por uma ou duas pessoas chamadas animadores familiares. Ora nesses encontros são indicados os temas/catequeses que as famílias deverão trabalhar em casa nos 15 dias que medeiam até ao próximo encontro, partilhadas as experiências vividas em casa na transmissão da catequese e também discutidos temas propostos especialmente aos pais (temas esses que são ponto de partida para os pais poderem receber e/ou aprofundar os seus conhecimentos de catequese).

É igualmente criado um grupo para as crianças, que estão acompanhadas por um ou dois catequistas e que vão igualmente partilhar o que viveram em família e aprenderam com os pais.

Estes encontros decorrem em simultâneo, mas estando as crianças e pais em espaços diferentes. Uma vez por mês é celebrada uma Eucaristia para todo o grupo da catequese familiar: crianças, pais catequistas e animadores familiares.

Os conteúdos/catequeses ensinados às crianças são exactamente os mesmos da catequese “regular”, aprendem o mesmo e ao mesmo tempo que os outros meninos, sendo que os catequistas são os pais. Sempre que aqui se refere os Pais pode ler-se os pais ou outras pessoas directamente envolvidas na educação da criança e que possam ser responsáveis por esta parte tão importante da sua formação: avós, irmãos mais velhos, tios….

      3. A NOSSA EXPERIÊNCIA

Mas a catequese familiar é muito mais do que isto que vos descrevemos: é uma experiência única de partilha de vida, de fé e de amor pelos filhos. De coração vos dizemos que é impossível transmitir aqui as emoções já vividas desde que fomos desafiados e “nos deixamos embarcar nesta aventura”: as alegrias, as dúvidas a fé que vemos crescer em conjunto quando um grupo de pessoas se deixa tocar pelo Espírito, a amizade que nasce entre pessoas tão diferentes, uma nova comunidade – pequenina- que se vai formando cada vez que nos encontramos e toda a riqueza que daí resulta.

Claro que tudo isto exige algum tempo dos Pais. Exige tempo e vontade, mas mais que tempo e vontade precisa de abertura e disponibilidade de espírito das famílias para apostarem em si mesmas, confiarem que são capazes – todos são capazes – de serem verdadeiramente responsáveis pela sua Fé, que precisa de ser alimentada, aprendendo, partilhando, ensinando.

Difícil é quebrar a barreira da desconfiança no outro, no desconhecido,. Bem sabemos isso, mas acreditem que é gratificante quando arriscamos envolver-nos um bocadinho mais e deixamos o Espírito Santo actuar nas nossas vidas.

Ana e Pedro Fonseca Borges, animadores familiares do 2º ano da catequese familiar.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s